top of page

Quem nunca foi criança?

Atualizado: 12 de out. de 2021

A pergunta mais absurda:

"Quem nunca foi criança?"


Dou aula um pequeno com TEA (síndrome do #autismo). Ele adora as aulas de português, sabe o programa da aula de cor ou pelo menos tudo que sempre trago na aula (com as devidas variações) e, entre outras coisas ele tem uma obsessão por navios.

Percebo que ele tem sentido falta de algo que alimente a sua curiosidade sobre algo e que foi tolido de observar videos ou qualquer outra coisa sob o tema que tanto chama a sua atenção, em casa.


Como eu sei do que ele gosta, uso material que atraia, e o leve à concentração, o que funciona. Quando chega o seu momento de fazer a história usando palavras que ele aprendeu, é uma "avaliação sem defeito", pois ele usa o vocabulario de uma forma linda, perguntando sempre "How do you say it in Portuguese, Ozair?"


"Se olharmos para o nosso próprio passado, vamos nos deparar com cenas as mais diversas:

- alegria, tristeza

- erros, acertos

- decepções, recomeços

e vamos lembrar que só acerta quem tenta e, mesmo com os erros, tem coragem de recomeçar..


CRIANÇAS FAMOSAS traz essa realidade, mostrando que ninguém nasceu famoso, "pulando a fase infantil". Ele teve que se aprimorar em algo. E talvez você tenha um desses futuros famosos em casa.


Esteja atento às habilidades das crianças em casa e prepare aquele cantinho sossegado, onde elas poderão sentar e viajar nos livros, buscando a própria identidade.


Os recomeços podem ser verdadeiros desafios, e por isso, podemos aprender com histórias de homens e mulheres que se tornaram verdadeiros heróis.


A partir de perguntas como "O que seu filho ou filha quer ser?" e "Quais as suas habilidades?" você pode ver a necessidade de uma leitura sobre o tema. Então leia com eles sobre os temas de suas predileção..


Veja a nossa seleção da semana e redescubra o prazer de ser criança junto com os pequeninos em casa.



8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page